Apresentação de Trabalhos
 

Lista de classificados para as apresentações orais:SIMBIOMA.doc  

Apenas resumos expandidos serão aceitos no II Simbioma. Deverão ser escritos em português e apresentar: contribuição científica original, estar em formatação na fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples, com margem esquerda de 3 cm e as outras 2,5 cm. À exceção do espaçamento entre linhas, todas as outras normas e estrutura para confecção dos resumos, além da formatação das referências, devem seguir as Diretrizes para Autores do Boletim do Museu de Biologia Professor Mello Leitão. Em caso de dúvidas, consultar   http://www.boletimmbml.net  .

Os resumos deverão ser enviados para o email: simbioma2013.resumos@gmail.com, com a área de conhecimento indicada no assunto do email.

Somente serão encaminhados aos avaliadores trabalhos que se encontram de acordo como as normas e mediante o pagamento da inscrição por parte do autor que submeter o manuscrito.

Resumo expandido:

O resumo deverá ser escrito em português e deve conter os seguintes itens:

A. área de conhecimento;
B. título;
C. autor e coautores (quando aplicável) e suas respectivas filiações;
D. endereço eletrônico do autor para correspondência;

E. introdução;
F. materiais e métodos;
G. resultados e discussão;
H. conclusões;
I. agradecimentos; e
J. referências bibliográficas.

O documento submetido deverá conter de duas a três laudas, sem contabilizar figuras e tabelas. Estas deverão estar após o texto e apresentar suas respectivas legendas auto-explicativas.

Avaliação dos manuscritos:

A avaliação do resumo será por meio de dois profissionais da subárea de conhecimento referida e um de área de conhecimento correlata. Os resumos serão selecionados para apresentação oral, os quais serão classificados de acordo com as notas atribuídas pelos avaliadores; o desempate será realizado por meio da maior média das notas atribuída pelos especialistas da área de conhecimento dos resumos, se o empate persistir, outro avaliador será acionado.

O autor poderá optar por apresentar seu trabalho oralmente ou através de painel científico. O autor que submeter à modalidade oral e não for classificado, poderá apresentar em formato de painel. 

Cada participante poderá submeter no máximo dois trabalhos.

Apresentação oral:

O resumo expandido classificado deverá ser apresentado oralmente na data e horário indicados no e-mail do resultado de classificação, que será enviado a cada participante que submeter resumo para a modalidade em questão.

A apresentação deverá ser realizada em até 15 minutos, seguidos de 5 minutos para questionamentos.

Painel Científico:

Deverá conter título, autores e instituições filiadas, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos e principais referências bibliográficas. 

O painel deverá ter as dimensões de 1,20m de altura por 0,90 de largura e dispor de dispositivo para ser pendurado em um gancho. Para cada autor será definido um número que indica a posição onde seu painel será afixado durante o evento. O próprio autor deverá pendurá-lo no local após seu credenciamento. Os painéis poderão ficar expostos durante todo o evento, sendo que no sábado após as 10h e 40min o apresentador deverá ficar próximo ao painel para responder a questionamentos dos participantes do simpósio.

Subáreas de conhecimento: Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Etnobiologia, Ecologia, Genética, Botânica e Zoologia.

Prazos:

O prazo para submissão de trabalhos será até 30 de abril de 2013. Não serão aceitos resumos enviados depois do prazo, e este não será prorrogado. Os resumos serão avaliados por ordem de envio por parte do autor, e caso o número limite de resumos aptos forem atingidos, a comissão avaliadora não receberá mais trabalhos, o que será comunicado a todos que porventura submeterem depois do limite de resumos ser atingido.

Comissão de Avaliação:

A equipe avaliadora será composta por profissionais de reconhecida experiência nas subáreas de conhecimento: Educação Ambiental, Etnobiologia, Ecologia, Genética, Botânica e Zoologia.